Título: Um Porto Seguro
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2012
Número de Páginas: 416
Editora: Novo Conceito

Leia o 1º capítulo

Sinopse:
Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.



Resenha:
"Nos momentos mais difíceis, o amor é o único refúgio."
Difícil encontrar quem nunca se emocionou lendo um dos livros do Nicholas Sparks, ou até mesmo quem nunca viu um de seus filmes sem derramar uma lágrima. Eu, como boa fã de romances que sou, me derreto das duas formas. E dessa vez não seria diferente.
Porém, uma coisa me fez ter novas opiniões sobre as histórias do Sparks. Dessa vez, apesar dos clichês que sempre aparecem em seus livros, Um Porto Seguro me fez ver uma realidade que não existia nos outros. Nicholas Sparks soube contar uma história com dramaticidade e emoção na medida certa, da forma que nunca esperaríamos.
"Às vezes, começar de novo é exatamente o que uma pessoa precisa. E eu acho que é algo admirável. Muitas pessoas não têm a coragem necessária para fazer algo assim."
Em Um Porto Seguro conhecemos e vivemos a história de dois personagens principais, com dramas diferentes mas que, como não poderia deixar de ser, se apaixonam e nos emocionam. Katie/Erin é uma jovem que se muda para uma cabana simples em Southport na Carolina do Norte após fugir do marido que a espancava. Como se já não fosse suficiente, descobrimos que Kevin é policial e Katie teme que ele a encontre. Kevin é alcoólatra e suas atitudes variam muito quando ele bebe, deixando-o muito mais agressivo e emocionalmente perturbado. Aos poucos, vamos acompanhando a vida de Kevin em busca de Katie e descobrindo como sua mente é confusa e agindo sempre de forma que suas desculpas sejam baseadas em dizeres da Bíblia. Ele é um louco com uma arma em mãos e possui diversos meios de descobrir onde a esposa possa estar. O tempo está correndo e Katie corre perigo.

Cansada de sofrer por vários anos nas mãos do marido, Erin deseja reconstruir sua vida, assume o nome de Katie e arruma um emprego de garçonete no Ivan's. Sua vida é misteriosa e em uma cidade pequena todos comentam o porquê de uma jovem se mudar para um lugar tão distante, sem nenhum parente ao redor. Vizinha à sua cabana, mora Jo, uma moça adorável que acaba se tornando uma grande amiga e conselheira. E que possui uma grande surpresa no final.
"O que podemos fazer é tentar sempre agir para que tudo aconteça da melhor maneira possível. Mesmo quando tudo parece impossível."
Mesmo disposta e nunca mais se apaixonar, Katie conhece Alex, um viúvo dono de um mercadinho na região e pai de dois filhos. Alex perdeu a esposa muito jovem e passou a cuidar dos filhos pequenos, Kristen e Josh, sozinho. Apesar de já ser viúvo, Alex possui um pouco mais de trinta anos e um cabelo grisalho que chama a atenção e tem seu charme. Sua falecida esposa Carly era o amor de sua vida e ele era tido por ela como o marido perfeito.
No início, Katie e Alex trocam poucas palavras, não mais do que alguns legumes e outros produtos comprados, mas aos poucos entre eles surge uma amizade linda e que Katie não esperava. Alex vai ganhando seu coração ao poucos e, junto com seus filhos, vai mostrando a Katie que ela pode ter encontrado um lugar seguro para ficar.
"Ele é um bom homem. Um homem raro. Ele ama profundamente e nunca deixa de amar."
"Ela queria que ele a entendesse, porque tinha a estranha sensação de que ele era o tipo de homem pelo qual ela poderia se apaixonar, mesmo que não quisesse."
Como nem tudo são flores nas histórias de Sparks, é claro que há um certo drama de nos fazer querer correr para saber logo o que vai acontecer em seguida. Nesse livro, Sparks soube mostrar uma realidade forte, com cenas realistas demais, que mostram o que uma pessoa transtornada e sofrida pode causar. Katie é uma mulher guerreira, que luta para conseguir recomeçar e ter uma vida segura, mas que vive abalada pelo sofrimento que passou.
"É assim que a vida funciona. Na maior parte do tempo nada é fácil. Temos simplesmente que tentar fazer o melhor que pudermos."
Uma leitura viciante, diferente e realista, com drama, romance e suspense na medida certa. O final é surpreendente, de tirar o fôlego e eu não queria parar de ler. Me emocionei, chorei e sorri, como em todos os livros do Nicholas Sparks. E é claro, já irei guardar o meu lugar para assistir a adaptação cinematográfica que está prevista para estrear em abril aqui no Brasil. =)
"O amor não significa nada se você não estiver disposta a assumir um compromisso e você não pode pensar apenas no que quer. Você tem que pensar também no que ele quer. Não apenas agora, mas também no futuro."
Capa Original Brasileira:

Trailer do Filme (Título Original - Safe Heaven):
Fotos:
Nível do vício: 

5 Comentários

  1. Ótima resenha, estou com este livro em casa, ganhei de natal, e estou ansiosa para ler, nunca tinha lido nada do autor e acho que vou começar bem pelo visto =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim! Eu sou suspeita pra falar, porque sou fã do NS. Mas lê sim que você vai gostar! Tenho certeza!
      Bjsss

      Excluir
  2. Nossa agora vc me deixo muito curiosa hahaha me empresta o livro depois? Hahaha

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito desse livro. Para mim, é o meu terceiro favoritos do Nicholas, eu acho (1- O Diário de Uma Paixão | 2- O Casamento). Gostei muito de como ele construiu as personagens e desenvolveu a estória. Não conseguia parar de ler.
    Admito que to com um pouco de medo do filme.. Vi algumas coisas diferentes do livro.. mas vamos ver no que isso vai dar. :)
    Ótima resenha!

    Beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir