Título:Ame O Que É Seu
Autora: Emily Giffin
Ano: 2010
Número de Páginas: 312
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Esta é uma história para quem algum dia já se perguntou: Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado?

O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mutua e o quanto um desperta o melhor no outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, o que revelou o pior nela. Leo, o que partiu seu coração sem se explicar. Leo, o que ela não conseguiu esquecer. Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse.
O desenrolar da história é contagiante, pois a cada página acontecem novas cenas que é quase impossível abandonar a leitura, ou ... não se colocar em seu lugar.



O que achei: Para ser sincera, eu não consegui me identificar tanto com a personagem criada pela Emily, como muitas mulheres se identificam. Talvez por não concordar em algumas opções que ela escolheu ou por ainda não ter passado nenhuma vez pela mesma situação que ela - graças a Deus! hehe.
O livro, narrado sempre em primeira pessoa, nos mostra as situações que Ellen precisa enfrentar quando começa a questionar as escolhas que já fez na vida, e se tudo poderia ser diferente se tivesse escolhido ou ter tido a chance de escolher outra opção.
A frase-tema do livro é "Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado?" e após ter lido várias resenhas, acredito que muitas mulheres já devem ter questionado suas escolhas alguma vez na vida usando o tão famoso "E se", questionando também seus amores. E se eu tivesse voltado atrás e feito tudo diferente? Como minha vida seria hoje? É basicamente sobre isso que Ellen se questiona o tempo todo. E tudo vira uma grande dúvida quando se vê diante de um grande problema, ou melhor, um problema na forma de um ex-namorado indeciso e bonitão que surge novamente em sua vida.

Ellen é recém-casada com Andy, irmão da sua melhor amiga Margot, e seu casamento é perfeito. E quando digo que é perfeito, não estou mentindo. Andy é o marido perfeito, o eternamente apaixonado que só pensa em fazer a esposa feliz. O tipo bonitão, rico e gente boa que sua mãe adoraria ter como genro.
Sua vida inteira entra em conflito quando ela reencontra por acaso Leo, um ex-namorado que deixou marcas profundas em sua vida há exatos 8 anos. O término do seu namoro com Leo não teve sequer explicação e Ellen nunca conseguiu esquecer completamente aquele que tinha se tornado a razão da sua vida em seu romance mais avassalador.
Esse reecontro desperta os mais profundos sentimentos em Ellen e ela passa a se questionar se tudo não poderia ter sido diferente se eles ainda estivessem juntos. E principalmente no contraste entre Andy e Leo, como suas atitudes e estilos são tão diferentes.
Aos poucos, usando a contribuição de trabalhos em comum como desculpa para se encontrarem com mais frequência do que deveriam - Ellen é fotógrafa e Leo jornalista -, Ellen vai ficando cada vez mais grudada com seu ex-namorado, fantasiando e descobrindo que, por causa de suas próprias escolhas e também de escolhas alheias, talvez atualmente ela não estivesse casada com Andy e o homem ao seu lado talvez fosse Leo. Mas com isso também acaba entrando em um dilema terrível e como ela mesmo diz em uma conversa com sua irmã: "Andy é a praia em um dia ensolarado e Leo é a montanha em um dia chuvoso e um penhasco perto". O que escolher quando duas opções tão distintas são capazes ao mesmo tempo de fazer seu coração saltitar?
Cansada da vida perfeita que leva e com o ressurgimento de Leo em sua vida, Ellen fica confusa com o turbilhão de sentimentos que volta a sentir - e que podem muito bem ser apenas nostalgia - e precisa tomar uma decisão que irá mudar todo o seu futuro ao lado da pessoa que ama de verdade.

Quando eu disse que não me identifiquei com a personagem, quis dizer que apesar de não saber como agiria se tivesse na pele dela, acredito que Ellen se deixou levar muitas vezes somente pela emoção esquecendo completamente da razão e das consequências que suas atitudes causariam no futuro. Ou seja, ela acaba arriscando demais por um amor do passado sem se preocupar com o futuro do seu próprio casamento. Mas como cada um é cada um - e de forma alguma quero criticar qual seriam as escolhas de vocês - Ellen fez suas escolhas e fiquei muito feliz como tudo termina. =D

Recomendo o livro pra todo mundo! E quem ainda não leu, cadastre-se logo na promoção e concorra a um exemplar todinho seu!! Clique no banner abaixo para ir para a página da promoção e boa sorte!


Compre agora!


Nível do vício: 

2 Comentários

  1. O meu livro chegou hoje eeeee
    Lindo demais
    Estou louca pra lê-lo. Mas ao contrário de vc, eu tenho q admitir que já me fiz essa pergunta :s
    E talvez não fosse nada da coisa q fantasiei, ou melhor, tenho certeza q não seria, mas as vezes é bom sonhar qd se está com raiva do atual kkkkk
    Eu com certeza ficarei com raiva da personagem por ser uma pessoa totalmente contra traição, ainda mais se tratando de um marido perfeico!!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Este está na minha lista que a cada dia fica maior, bjs

    ResponderExcluir